Evoluçao Histórica

A Metalúrgica Enfer nasceu no início da década de 1980 a partir do empreendedorismo de seu fundador, o Sr. Enio Francisco Szortyka que, em paralelo das suas atividades na agricultura, mantinha uma pequena oficina mecânica com apenas 9 funcionários e que atendia especialmente máquinas e equipamentos agrícolas.

Em julho de 1982, em conjunto com um sócio de nome Fernando foi constituída a Metalúrgica Enfer Ltda, cuja razão social decorre da fusão das iniciais dos sócios: Enio e Fernando.

Antes da empresa completar dois anos, Enio adquire a maior parte das cotas e Fernando desvincula-se da empresa. Nesta época, nasce a filial, visando a comercialização de peças e acessórios de máquinas e equipamentos agrícolas.


A empresa então, atenta as necessidades da região, passou também a atuar nas atividades de recuperação de esteiras, de retro-escavadeiras e de bombas hidráulicas. Surgiu daí um novo desafio, a produção própria de peças para máquinas, implementos, equipamentos agrícolas e rodoviários, seu foco atual.

Em 1992 a Metalúrgica Enfer fez a sua primeira grande mudança estrutural. Embora já estivesse atuando como uma indústria, até aquele momento ainda havia se mantinha o padrão de atividade a prestação de serviços de manutenção e assistência técnica. Muito embora tais serviços não foram descontinuados, a partir desta data a predominância e o ponto foco foram orientadas basicamente para as atividades industriais.

A empresa hoje está enquadrada como indústria de autopeças e o seu mercado está em crescimento. Atuando em dezesseis dos estados do Brasil tem sua marca conhecida e respeitada pela qualidade de seus produtos e seriedade com que trata seus clientes. Em função desta realidade foi construída recentemente uma nova fábrica em terreno de localização privilegiada.

Diretrizes da Empresa

Negócio da Empresa: Produzir peças e equipamentos de reposição, para o mercado de máquinas e equipamentos, como uma solução rápida e eficiente.

Missão: Produzir peças e equipamentos de reposição com qualidade e tecnologia, buscando a satisfação de clientes, fornecedores e colaboradores, com responsabilidade social e ética profissional.

Qualidade: Prioridade em todos os setores da empresa, nossa busca constante, a base de nosso sucesso, satisfazendo as necessidades dos clientes.

Cliente: É a razão da existência da Metalúrgica Enfer Ltda., suas necessidades devem ser respeitadas e satisfeitas, e suas expectativas superadas.

Equipe de Funcionários: A nossa qualidade é feita por pessoas desenvolvidas e dedicadas, que enfrentam desafios diários, fazendo das necessidades dos clientes as suas próprias, trabalhando em equipe e superando os limites de cada um em beneficio de todos.

Tecnologia: A empresa investe em tecnologia e máquinas de ponta, hoje possui tornos, frezadoras, serras e outras maquinas totalmente automatizadas, produzindo com maior qualidade e rapidez.

Mercado e Comercialização

Considerações gerais sobre o mercado

Este setor está sofrendo uma transformação radical, notadamente na sua estrutura de tecnologia. Com a globalização e a introdução de modelos de veículos mundiais, a produção de autopeças precisa de grandes adaptações. Isso vale não só para as grandes empresas e para as grandes estruturas, montadas em função do fornecimento de componentes para as grandes montadoras, mas também para as indústrias periféricas, cujas modernizações estão em curso.

Por outro lado, o endividamento do setor agropecuário obriga os proprietários de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas a buscar o prolongamento da vida útil de seus bens, através da substituição de peças e componentes, na busca dessa prorrogação da vida útil dos seus bens, pois a substituição dos mesmos, tornou-se mais difícil.

Tais circunstâncias para a METALÚRGICA ENFER LTDA. foram benéficas, pois, dado o seu retrospecto, com uma tradição bastante considerável em assistência técnica e em função da variedade e da qualidade das peças de sua produção, viu aumentar o seu mercado.

Potencial de Mercado

Há mais de vinte anos a empresa vem produzindo peças para os mais variados tipos de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A sua linha de produtos, atualmente, é bastante variada e compreende peças diversas para máquinas e implementos de várias marcas, engrenagens para graneleiros - Masal, Boelter e Jacuí.

A diversidade compreende também pinos, buchas, partes do sistema hidráulico, engrenagens, caçambas e suporte dos equipamentos IMAP, peças para o braço escavador Masal, componentes diversos para os tratores Case 580 H/E e para o sistema hidráulico do mesmo trator, bem como pinos, buchas, travas e outros. A Enfer produz também uma extensa linha de peças para retro-escavadeiras, tratores e colheitadeiras Massey, bem como para tratores da linha Ford, John Deere, New Holland e Valmet.

Todos esses produtos garantem para a Enfer a participação em praticamente todas as marcas deste segmento, sendo que o aspecto de assistência técnica histórico da própria empresa assegura a qualidade do serviço.

A reposição garante à empresa um mercado permanente e constante, quaisquer que sejam as condições do setor agrícola. Embora a atual participação da empresa no mercado não seja expressiva, a política adotada é a de crescimento com segurança.

Um ponto que deve ser destacado é que o mercado brasileiro, com a globalização da economia, torna-se a cada dia mais exigente e seletivo. Por esta razão, a posição da empresa é confortável, já que possui seus produtos e serviços testados pelos mais exigentes controles de qualidade, sendo estes integralmente aprovados.

Para a manutenção deste mercado é necessária a atualização permanente, não só em tecnologia, mas também em recursos humanos. Essa tem sido a política principal da empresa desde a sua criação, e o presente empreendimento da construção da nova fábrica, representa uma mudança de escala, para a qual a mesma vem se preparando nos últimos anos, contando para tal com a supervisão técnica de profissionais altamente especializados no setor.